DICA CULTURAL: Touro Azul estreia em Fortaleza e traz uma reflexão sobre o mar através de movimentos do corpo

DICA CULTURAL: Touro Azul estreia em Fortaleza e traz uma reflexão sobre o mar através de movimentos do corpo

O espetáculo inspirado no poema “Mar Absoluto” de Cecília Meireles, faz temporada de apresentações no Teatro Sesc Iracema.

Durante o mês de novembro, entra em cartaz no Teatro Sesc Iracema o espetáculo de dança-teatro TOURO AZUL, inspirado no poema “Mar Absoluto” de Cecília Meireles.  O trabalho propõe levar o público a experimentar uma atmosfera vivencial do corpo-eu em fusão com o espaço-mar onde as bailarinas e atrizes Milza Gama e Aline Monteiro compreendem em seus corpos a impermanência da vida e a bravura do estar.

O trabalho tem a direção de Andréia Pires, dramaturgista, atriz e bailarina. O espetáculo conduz o público a uma pesquisa de movimento e uma imersão em direção ao oceano de si mesmo. Os corpos, no espaço da cena, compreendem-se como corpo-espaço e se tornam um só em movimentos que fazem retornar à origem, sendo bravo, sereno e ponto de partidas e chegadas.

A composição dramatúrgica de espaços deslocados do corpo e movimentos, de sonoridade própria da poética do mar e suas texturas, são também aprofundados pela artista plástica Themis Memoria que também assume como figurinista do trabalho.

O Touro Azul tem duração de 45 minutos e conclui um processo de dois anos de pesquisa da idealizadora Milza Gama, em parceria com a bailarina e também produtora do projeto Aline Monteiro. O espetáculo faz parte do projeto “Acqua” que propõe o cruzamento de linguagens de dramaturgia, dança, áudio visual e literatura, e é contemplado no X Edital de Incentivo às Artes 2015, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SecultCe).

EXPOSIÇÃO

O espetáculo também exibe uma exposição fotográfica pelos cliques de Fernando Maia da Cunha e o vídeo-dança “Encontro”, que faz parte de todo processo criativo. A exposição será aberta ao público e acontece nos dias 18 e 19/11 (sábado e domingo) a partir das 18h, na Sala de Dança do Sesc Iracema. Entrada Franca

 WORKSHOP

O projeto também terá sua dimensão de compartilhamento de experiências com Workshop, oferecido ao público gratuitamente. Com o tema: Corpo-Espaço, corpo em transformação e suas investigações. A artista Milza Gama, que é especialista no Sistema Laban de movimento do corpo, ficará a frente das oficinas.

Datas: 04, 05 e 06/10 (segunda a quarta) ás 10h. Inscrição Gratuita. Maiores informações: (85) 9 98693-8579 – Aline Monteiro

DIREÇÃO E ELENCO 

ANDRÉIA PIRES (Diretora) – mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), integrante da Inquieta Cia e pesquisadora de três vertentes – Composição, Corpo e Dramaturgia.

MILZA GAMA (Bailarina e idealizadora) – Graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, graduada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pesquisadora de outras linguagens artísticas.

ALINE MONTEIRO (Bailarina e produtora) – Bacharela em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tecnóloga em Produção de Eventos Culturais pelo Instituto Centro Tecnológico (CENTEC) e pesquisadora em semiótica.

 

SERVIÇO: 

ESPETÁCULO TOURO AZUL – ENTRADA FRANCA

Em NOVEMBRO, no Teatro SESC Iracema

SEXTAS (17 e 24) às 20h

SÁBADOS ( 11, 18 e 25) às 20h

DOMINGOS  (12, 19 e 26) às 19h

*CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Mais Informações:  (85) 0800 275 5250 – Teatro Sesc Iracema

Artigos relacionados

Anitta se prepara para gravar música com Justin Bieber

Anitta se prepara para gravar música com Justin Bieber

Dicas Culturais especial São joão

Dicas Culturais especial São joão

Comentários