Prisão de Lula: tudo o que você precisa saber

Resumo PASSO A PASSO dos acontecimentos:

1 – Moro determinou prisão de Lula para cumprir pena no caso do triplex

2 – Lula tem até as 17h para se apresentar à sede da PF em Curitiba

3 – Lula segue na sede do Sindicato do Metalúrgicos, em São Bernardo (SP)

4 – Ex-presidente está acompanhado de lideranças do partido e apoiadores

5 – Assessoria do STJ nega que tribunal tenha emitido decisão sobre habeas corpus de Lula
Acompanhe em tempo real a cobertura do ‘Estadão’ com as principais notícias sobre a prisão de Lula:

  • Lula ficará preso em prédio construído por empreiteira investigada
    O prédio, erguido pela Schain Engenharia durante seus anos na Presidência da República e inaugurado em 2 de fevereiro de 2007, fica no bairro Santa Cândida, na capital paranaense.
  • Militantes hostilizam jornalistas em ato a favor de Lula
    Repórteres da Bandeirantes e do SBT foram xingadas de ‘golpistas’ em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.
  • PF reserva avião e helicóptero para prisão de Lula
    O chefe da custódia da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Jorge Chastalo, informou na manhã desta sexta-feira, 6, sobre o planejamento para a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-assessor especial de Lula defende ‘cordão humano’ para evitar prisão Questionado se resistência não pioraria quadro do ex-presidente, Gilberto Carvalho respondeu: ‘piorar o quê’?
  • Chefe de Custódia da PF diz que cela de Lula está pronta há 15 dias
    A cela, que servia de alojamento para agentes federais, foi adaptada para receber o ex-presidente há duas semanas. “O ambiente é agradável, humanizado e tranquilo”, disse Jorge Chastalo Filho a jornalistas.
  • Relator da Lava Jato no STJ nega um HC a Lula
    Felix Fischer rejeitou pedido de advogado que não integra núcleo de defesa do ex-presidente. Há, pelo menos, outras quatro petições ‘independentes’ em favor de Lula.
  • O que acontece caso Lula não se entregue?
    Como o mandado ainda não foi expedido, a Justiça pode determinar a prisão do ex-presidente se ele não se apresentar às autoridades.
  • Lula recorre à ONU
    A defesa do ex-presidente protocolou, nesta sexta-feira, 6, junto ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, uma medida cautelar com um pedido de liminar para que o governo brasileiro impeça a prisão de Lula.
  • Secretaria de Segura Pública de SP pode ajudar PF na prisão de Lula
    Órgão ofereceu ajuda à Polícia Federal caso o petista não se entregue no prazo e local determinados pelo juiz federal Sérgio Moro.
  • Lula vai se entregar?
    Pode até mudar, mas de acordo com o ex-presidente do PT Rui Falcão, Lula não vai cumprir a ordem de prisão do juiz Sérgio Moro.
  • ONU acompanha a situação de Lula e diz esperar que o caso siga ‘o devido processo legal’
    O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos espera que o caso do ex-presidente siga o “devido processo legal” e confirma oficialmente que está acompanhando a situação no Brasil.
  • MST diz que irá bloquear mais de 50 rodovias em 24 estados
    O movimento anunciou que irá bloquear mais de 50 estradas em 24 estados como forma de protestar contra o pedido de prisão do ex-presidente. No começo desta manhã, o MST já havia anunciado interdições em Pernambuco, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Sergipe, Bahia e Paraíba.
  • Lula tenta novo habeas corpus para não ser preso na Lava Jato
    Sua defesa entrou com mais um pedido de habeas para evitar a prisão. Ainda não se sabe quando o novo pedido de habeas corpus será julgado pelo STJ.
  • PF prende Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa
    Ligado a políticos do PSDB e acusado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo por desvios de R$ 7,7 milhões, em dinheiro e imóveis, ex-diretor da Dersa foi preso em sua residência na Vila Nova Conceição. Saiba mais aqui.
  • Coluna do Estadão: se Lula foi preso, quem escapa?
    Até então, nenhum deputado, senador ou ministro alvo da Operação Lava Jato foi condenado. Há ainda os que são investigados em outros casos e estão pendurados em recursos como o de ex-presidente. O raciocínio comum é: se Lula foi preso, quem escapa?

 

 

  • Jornalistas são agredidos por apoiadores de Lula

Foram registrados incidentes entre manifestantes e jornalistas em São Bernardo do Campo e Brasília.

  • Lula terá cela especial de 15 m²

Após prisão, ex-presidente passará primeiros dias da pena em ‘espécie de sala de Estado-Maior’. Sala foi preparada especialmente para Lula. Local não terá grades de cela nas janelas, terá porta e banheiro privativo e distante dos demais presos. Confira mais detalhes do local.

  • Da denúncia à execução da pena

Ex-presidente é alvo de ação da Procuradoria em 2016 e, em menos de dois anos, condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão. Relembre o caso.

  • Veja como foi a noite de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Lula passou a noite no local e recebeu visitas de apoiadores como a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e os candidatos à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PC do B). Durante a madrugada, o ex-presidente apareceu na janela do segundo andar e sorriu. Acenou e mandou beijos para àqueles que ainda continuavam na vigília.

  • Defesa do ex-presidente afirma que pedido de prisão de Lula é ‘arbitrári

O criminalista José Roberto Batochio, afirmou que o pedido de prisão do petista foi “a mais rematada expressão do arbítrio no século 21”.

  • Trajetória política de Lula

De metalúrgico a ex-presidente condenado, veja a trajetória de Lula:

Artigos relacionados

Bairros de Fortaleza e cidades do interior ficam sem luz nesse domingo

Bairros de Fortaleza e cidades do interior ficam sem luz nesse domingo

Comentários